top of page

Campanha Inicial nas Redes Sociais

 

Em 28/04/2014, a FPIES BRASIL iniciou a campanha de divulgação da FPIES

através do Facebook (www.facebook.com/fpiesbrasil). Confira:

Em 2012, o Ministério da Saúde publicou um guia para os profissionais de saúde, que recebeu o nome de Atenção à Saúde do Recém-Nascido, onde consta que desde 2008, a cada 1000 (mil) nascimentos com vida, 19,38 chegam a óbito, algumas por causas desconhecidas.

Como podemos mudar isto?

 

Confira

Você sabe o que é Alergia Alimentar?

A FPIES é uma sensibilidade gastrointestinal causada por proteína alimentar. Não existem exames de sangue que comprovem a sua existência. Ela aparece nos primeiros meses de vida (0-3 meses) quando a criança ingere a proteína do leite e da soja. Se amamentada exclusivamente e for portadora da síndrome, pode aparece na Introdução Alimentar (6 meses). A reação da FPIES parece uma virose. Vômitos abundantes e às vezes diarreia. De 15 a 20% dessas crianças precisam de hospitalização para hidratação venosa e que seja interrompido o fornecimento da proteína alimentar causadora. Caso essa situação não seja reconhecida e continue a oferta da proteína alimentar, a criança poderá desidratar e/ou apresentar uma inflamação intestinal grave (enterocolite). O diagnóstico é extremamente difícil no recém-nascido e exige cautela. Em crianças maiores o diagnostico é totalmente clínico e deve ser acompanhado por um gastroenterologista de sua confiança. A solução passa pela dieta de exclusão da proteína alimentar e testes de provocação oral, todos supervisionados por profissionais capacitados em ambiente hospitalar.

80% dos médicos americanos não conhecem a FPIES.

 

No Brasil, pouco mais de 100 médicos já ouviram falar sobre a FPIES ou a Síndrome da Enterocolite Causada por Proteína Alimentar.

 

Infelizmente, a falta de conhecimento dessa patologia, pode gerar consequências graves na evolução do quadro.

 

Fonte:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24732296

.

Durante a semana que passou nós lhe contamos alguns fatos importantes:

1 – O índice brasileiro de mortalidade infantil ainda é alto, algumas causas mortis não possuem diagnósticos;

2 – Muitos profissionais da saúde ainda não sabem diferenciar Intolerância a Lactose de Alergia à Proteína do Leite;

3 – Existe uma síndrome desencadeada por proteína alimentar que não aparece nos exames de sangue e é capaz de imitar um choque séptico;

4 – A reação da FPIES se assemelha a uma virose e a falta de reconhecimento desta condição pode agravar a patologia; e

5 – Tanto os médicos americanos como os brasileiros ainda pouco sabem sobre a FPIES ou nunca ouviram falar.

Diante desse quadro, nós criamos algumas parcerias internacionais, que já possuem artigos científicos e relatos de casos importantes sobre o assunto.

Aqui no Brasil, nós estamos sendo apoiados por alguns médicos, associações e instituições. Mas, mesmo assim, nós precisamos de muita ajuda para a divulgação!

Mais do que nunca é necessário: Educar, Divulgar e Conscientizar!

Hoje nós temos um convite para você:

bottom of page