Desordens Eosinofílicas - Saiba mais
- Renato T. Ashcar
- 18 de mai. de 2015
- 2 min de leitura

Nós queríamos contribuir com a divulgação as Desordens Eosinofílicas no Brasil. Sabemos que a Doença possui múltiplos aspectos e para se dar a dimensão real sobre esse tipo de Alergia Alimentar seria necessário trazermos diversos posts, e, mesmo assim não esgotaríamos tudo o que é sabido sobre as Desordens Eosinofílicas até hoje.
Para facilitar o entendimento, Dra. Mariana Deboni médica da unidade de Gastroenterologia Pediátrica do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e colaboradora da FPIES Brasil, discorre sobre a mais comum das desordens eosinofílicas: a Esofagite Eosinofílica
Segundo, Dra. Mariana, “a Esofagite Eosinofílica (EoE) é uma doença esofágica inflamatória crônica desencadeada por mecanismos imunológicos. Caracteriza-se clinicamente por disfunção do órgão (esôfago) e histologicamente por processo inflamatório crônico com predomínio de eosinófilos. A infiltração de eosinófilos ocorre apenas no esôfago e cursa com quadro clínico variável.Os sintomas incluem: dificuldade para engolir, impactação alimentar, dor torácica, náuseas, vômitos e dor abdominal, já o diagnostico envolve obrigatoriamente a realização de endoscopia com biopsia de mucosa esofágica.O arsenal terapêutico deve ser individualizado e inclui uso isolado ou combinado de corticosteroide, dieta e dilatação endoscópica.A esofagite eosinofilica é considerada uma doença crônica. Tipicamente evoluiu com períodos de atividade intercalados com fase de remissão. A causa exata da doença não é bem compreendida, mas já esta comprovado o envolvimento de alimentos e alérgenos inaláveis no desenvolvimento da esofagite eosinofilica.Os alimentos mais frequentemente envolvidos sao: leite de vaca, soja e trigo”.
Dra. Mariana Deboni, estarará presente no IV Fórum de Alergia Alimentar da CAEPP e do Instituto da Criança, que será realizado em São Paulo/SP nos dias 22 e 23 de maio de 2015.
Já a Apfed, apostou neste ano de 2015, na divulgação de 2 (duas) Fichas Técnicas que procuram contemplar os outros tipos de desordens eosinofílicas, confira:
Para maiores informações acesse:


Comentarios